CASACOR Florianópolis - Santa Catarina
A Casa Cor Santa Catarina, que acontece em Florianópolis, é um dos eventos mais esperados do ano para profissionais e apaixonados por arquitetura, design e decoração. A mostra reúne projetos inovadores que traduzem as tendências do mercado, com ambientes que vão desde áreas residenciais até espaços comerciais, sempre com um olhar atento à sustentabilidade e à estética contemporânea.
Entre os diversos ambientes que compõem a exposição, um dos grandes destaques é o restaurante Kuya'Buka, (comandado pela cozinha do Cumbuca Florianópolis) Com um projeto assinado pelos escritórios 3P STUDIO, com as arquitetas Aline Pires, Natália Prates e a engenheira Julia Prado, e DG ARQUITETURA, da arquiteta Lavínia Duzzo, o Kuya'Buka é um espaço que investiga a fusão entre leveza e brutalidade, propondo uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro do design.
O projeto de 200m² é dividido em três tempos: no início, a dualidade dos materiais é explorada de forma a criar contraste e harmonia; no centro, o acolhimento é garantido por linhas marcantes que direcionam o olhar do chão ao teto, emoldurando a vista do exterior; e, por fim, o ápice do espaço se revela no contato direto com a natureza, onde grandes esquadrias permitem que a luz natural e o verde sejam parte integrante da experiência dos visitantes.
Um dos elementos que contribui significativamente para o caráter único do restaurante é o uso do revestimento monolítico Chukum. Aplicado tanto nos pisos quanto no mobiliário, o Chukum é um material natural de origem maia, conhecido por sua durabilidade e acabamento suave. Sua tonalidade terrosa e sua textura contínua criam um ambiente de fluidez visual e simplicidade, reforçando o conceito minimalista do espaço, ao mesmo tempo que assegura resistência e sustentabilidade.
Utilizado tanto no piso quanto no mobiliário, o Chukum como opção para revestimento de piso, paredes e mobiliário em restaurantes e residências, não apenas reflete a tradição de um material natural, mas também atende às demandas contemporâneas por soluções arquitetônicas ecológicas e duráveis, principalmente nesse ambiente com grande circulação.
Outra característica do material é a impermeabilidade e facilidade de limpeza pois é comum em restaurantes que vinho e comida caiam no piso que, no caso do Chukum, mesmo sendo claro permite remoção e limpeza de forma fácil.
Outra característica do projeto foi a presença de curvas para trazer uma sensação de dinamismo e fluidez que transformou completamente a experiência do Kuya'Buka. As linhas sinuosas, em contraste com ângulos rígidos, evocam um movimento natural que guia o olhar e o corpo, promovendo uma atmosfera de leveza e harmonia. As curvas têm o poder de suavizar o espaço, criando zonas de acolhimento que convidam à interação e ao fluxo.
Além de influenciar a disposição espacial, as curvas também têm um papel fundamental na criação de pontos focais e direcionamento visual. Elas guiam o olhar de maneira suave, sem interrupções bruscas, criando uma conexão contínua entre os diferentes elementos do ambiente. Esse dinamismo visual torna o espaço mais acessível e convidativo, além de potencializar o impacto estético das áreas que se destacam pelas formas orgânicas.
Elas estimulam uma sensação de continuidade, permitindo que os usuários se movam com facilidade e sintam-se mais conectados ao ambiente. Essa fluidez não apenas enriquece a estética, mas também influencia o estado emocional, promovendo tranquilidade e bem-estar. Assim, as curvas tornam-se protagonistas nesse espaço, transformando-o em um local onde a dinâmica das formas naturais inspira criatividade e conexão.
Se você deseja saber mais sobre como o Chukum pode transformar seu projeto, trazendo um toque de história, beleza e sustentabilidade, entre em contato conosco. Estamos à disposição para fornecer mais informações e ajudar você a explorar todas as possibilidades desse material incrível, basta clicar no botão ao lado para pedir um orçamento.