Arquitetura moderna em Tulum
Durante viagem ao México, mais especificamente Tulum, Playa del Carmen e Cozumel, tivemos a oportunidade de visitar diversas casas através do Airbnb, pousadas e hotéis na região. Logo nos primeiros dias, ficamos encantados com a arquitetura local, bem diferente do que imaginávamos e muito diferente do que se vê em Cancun, destino mais conhecido pelos brasileiros.
Tulum, nosso primeiro destino se revelou um local amplamente atrativo não só pelas belezas naturais já de se esperar mas também pelo investimento em infraestrutura que inclui restaurantes de alto padrão, baladas e claro, as hospedagens.
Acabamento rústicos nas paredes
O que mais chamou a atenção, foi o material utilizado nas construções, que, em um primeiro momento já impacta por ser totalmente diferente e simples, trazendo tranquilidade ao local e mantendo o ambiente fresco. Esse material também é utilizado para revestimento das piscinas, já que tem grande ação Impermeabilizante, logo abaixo falaremos um pouco sobre ele, mas antes, segue algumas imagens para tentar passar um pouquinho do que sentimos nesses lugares.
Nos empolgamos tanto, que resolvemos ficar mais tempo do que o planejado, no total foram 2 meses e, nesse período tivemos o privilégio de realizar fotos profissionais para alguns desses locais que visitamos, como é o caso do Fósil Tulum, que também tem essa característica marcante na arquitetura mexicana com inspirações do mediterrano.
Fósil Tulum
Com tom de cor leve e claro, as cores do céu, da naturea ao redor e detalhes se destacam, permitindo assim alternativas criativas na decoração, desde arcos, madeira, ferro até os tradicionais cactus.
Com ampla iluminação, os ambientes se mantem agradáveis sem excesso de calor, graças as características do material utilizado.
Após pesquisas e ajuda de um construtor local, descobrimos a origem desse material utilizado como acabamento que dispensa inclusive aplicação de pintura. Trata-se do Chukum, produto natural extraído da árvore Havardia albicans e que proporciona essa textura orgânica linda tanto para exterior quanto interior das construções e o mais legal é que ele já era utilizado pelos Mayas e recentemente foi redescoberto e está fazendo sucesso na região de Yucatan, no Mexico.
Caso queira fazer uma reserva no Fosil Tulum, clique aqui.
Abaixo vamos listar outros locais de Tulum onde encontramos o Chukum como parte do charme da construção.
Esmeralda Tulum
O que mais adoramos nesse hotel foi o quarto, que tem o teto de vidro, algo realmente único e que antes nós não tinhamos experienciado.
Imaginem o quanto foi mágico olhar pra cima durante aquelas pausas no sono, a noite foi realmente especial graças a esse detalhe. Mas é claro que, logo cedo a luz do sol já nos fez sair rapidinho da cama, o que não foi nada mal para nossos primeiros dias em Tulum :)
Outro detalhe foi a piscina, que também tinha uma das laterais em vidro e que rendeu várias fotos lindas da @lunastic
Lianas (cipó)
Outro artefato muito usado principalmente nos hoteis próximos as praias em Tulum, são as "artesanias en liana" ou o uso de cipó como artesanato, tanto para cadeiras, luminárias e até exuberantes fachadas dos estabelecimentos.
Destacamos aqui um hotel que chamou muito a atenção logo que vimos da rua, todo coberto com esse tipo de cipó local e que, principalmente a noite, tem um charme pra lá de especial.
Karma Tulum
E claro, não poderíamos deixar de citar o local mais conhecido e visitado por brasileiros quando vão conhecer Tulum: Hotel Azulik, mais precisamente o museu Sfer Ik que fica na frente do hotel e é uma verdadeira obra de arte, também utilizando as técnicas da arquitetura mexicana e materiais naturais como Chukum e Liana.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente